quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Hayao Love

Vamos aos trabalhos, meu objetivo hoje e dar uma overdose de Hayao Miyazaki (quem não conhece please pay attention) a vocês! 



Eu amooooooooooooooooo o Hayao Miyazaki pra mim ele é mestre no que faz (e faz muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bem por sinal), eu simplesmente consumo os filmes dele de tal maneira que minha afilhada de 1 ano já conhece o Totoro de longe kkkkk. Bueno vou falar um pouco dele e apresentar alguns (se eu conseguir todos) dos trabalhos dele. 


Hayao Miyazaki nasceu dia 5 de janeiro de 1941 em Tóquio, ele é o segundo filho de 3.Durante a segunda guerra o pai de Hayao trabalhava em uma fábrica, a Miyazaki Planes, de propriedade do tio. 



A guerra fez com que a família de Miyazaki se mudasse, entre 1944 e 1946, para as cidades de Utsunomiya e Kanuma, no estado de Tochigi, aproveitando que a fábrica da Miyazaki Planes ficava em Kanuma. Com isso, Hayao acabou estudando em diversas escolas. Essa foi uma fase muito complicada em sua vida pois sua mãe passou por uma doença - tuberculose espinhal - que a deixou de cama por nove anos. Além disso, ela passou os primeiros anos da doença em um leito de hospital. Tonari no Totoro, um dos longas mais conhecidos do diretor, é uma homenagem a essa fase de sua vida, tanto é que muitos críticos consideram essa animação como autobiográfico 


Foi no seu ultimo ano no 2º grau que ele viu seu primeiro longa-metragem animado colorido do Japão, Hakuja Den, dirigido por Yabushita Taiji, uma produção da Toei Animation (Toei Douga), e fica interessado em animação. Sua experiência com desenhos se resumiam a diversas artes de aviões e aeronaves (influenciado pelo trabalho do pai) mas nunca havia se preocupado em desenhar pessoas, o que o deixou meio preocupado. Após se formar Hayao ingressou na Universidade Gakushuin no curso de economia, em 1959. Lá, participou de um clube de pesquisa de literatura infantil, algo bem parecido com um grupo de fãs de quadrinhos. Miyazaki se forma com habilidades em Ciências Políticas e Economia em 1962, e logo após consegue um emprego na Toei Animation


O início da carreira 


Em 1963, depois de três meses de treinamento, Hayao começa a trabalhar na Toei como intervalador, cuja função é animar com as guias enviadas pelos animadores-chefes, ou key animators. Seu primeiro trabalho é no longa-metragem Watchdog Bow Wow. Ao terminar o trabalho no filme, foi animador a participar da série de TV Wolf Boy Ken. Com um salário de 19.500 yen na época (só o aluguel de seu pequeno apartamento no bairro Nerima, em Tóquio, era de 6.000 yen), o artista ainda ajudou a liderar os animadores do estúdio que estavam tendo problemas com o sindicato local.1964 foi um ano determinante na vida de Miyazaki: além de ter se tornado Secretário-Chefe do sindicato trabalhista da Toei (além de continuar com seu trabalho de animador), ele começou a namorar com a colega de trabalho Akemi Ota, além de sua relação com Isao Takahata, outro colega de trabalho e vice-presidente do sindicato trabalhista, se solidificar ainda mais. Quando a produção do longa animado Prince of the Sun começou, em 1965, Hayao ofereceu voluntariamente seus trabalhos ao diretor, Takahata. Já prevendo que a televisão tomaria conta dos trabalhos da empresa a partir de agora, Miyazaki fez um pacto com Isao e com Yasuo Otsuka (diretor de animação do longa) para terminar a produção do filme juntos, não importando o tempo que levasse.1965 também marcou o casamento de Hayao com Akemi, que mudaram para Higashi-Murama, em Tóquio. O primeiro filho do casal nasceu em 1967. Prince of the Sun foi finalmente lançado em1968. Logo após, Miyazaki e Ota já estavam trabalhando em outra produção, Puss in Boots, onde Hayao já ocupava o cargo de key animator. O ano de 1969 contou com o nascimento do segundo e último filho do casal, além do início dos trabalhos no longa The Flying Ghost Ship, que contou novamente com Miyazaki como key animator. 

A saída da Toei 

Em 1971, Hayao deixou a Toei para se juntar a Isao Takahata e Yoichi Otabe na produtora A-Pro. A partir desse período, Miyazaki fez diversas viagens ao exterior seja para comprar os direitos de alguma obra - ele e o presidente da Tokyo Movie Yutaka Fujioka tentaram obter os direitos da personagem Pipi Meias-Longas, o que acabou não acontecendo - ou para visitar locações que serviriam de base para seus novos animados. Em 1973, a trinca Miyazaki/Takahata/Otabe deixa a A-Pro e entraram na Zuiyo Pictures. Na nova produtora, Miyazaki viajou mais duas vezes ao exterior: para a Suíça, ele foi se inspirar para desenvolver os cenários e montar as cenas do longa Heidi: Girl of the Alps; em 1975, ele viajou para a Itália e para a Argentina para se preparar paraThree Thousand Miles in Search of Mother. Foi em 1978 que Hayao ganhou a direção de sua primeira série de TV, Future Boy Conan (Mirai shônen Conan) e, em 1979, ele dirigiu seu primeiro longa, Rupan sansei: Kariosutoro no shiro, para a produtora Tokyo Movie. Em 1980, Hayao Miyazaki trabalhava como instrutor para novos animadores na produtora Telecom. Foi usando como pseudônimo o nome da empresa onde trabalhava que Miyazaki foi creditado como diretor dos episódios 145 e 155 da série animada Lupin III. 


Em 1982, enquanto trabalhava em seus filmes, Miyazaki escreveu e desenhou o mangá Kaze no tani no Naushika, mais conhecido internacionalmente como Nausicaä of the Valley of the Wind. Utilizando alguns elementos que são considerados sua marca registrada em outros animados - o gosto pela aviação, ecologia e suas conseqüências e a ausência de um vilão da maneira como conhecemos - o mangá foi um grande sucesso, o que levou o diretor a preparar a versão animada de sua própria série de quadrinhos japoneses. 



Nesse ponto eu vou dar meu pitaco,Nausicaã é simplesmente maravilhoso,um dos melhores filmes dele,a história é impecável,os personagens muito bem construídos,não há palavras que descrevam o quão maravilhoso é Nausicaã,e eu ainda não consegui ler o manga infelizmente. 

Produzido por Isao Takahata e animado pela produtora Topcraft, o anime, lançado em 1984, foi um sucesso tão grande que deu forças a Hayao e Takahata abrir seu próprio estúdio de animação: o Estúdio Ghibli (Sutajio Jiburi), no bairro Suginami, em Tóquio. O sucesso de Nausicaä veio em um momento delicado da vida de Miyazaki: em 1983, um ano antes do lançamento do anime, a mãe de Miyazaki falecera, aos 71 anos. A partir daí, Miyazaki começou a se dedicar a escrever e dirigir longas-metragens, e o sucesso alcançado com Nausicaä só se fazia aumentar: Laputa: Castle in The Sky (Tenkû no shiro Rapyuta,1986) foi a primeira produção do estúdio, seguido por Meu Vizinho Totoro (Tonari no Totoro, 1988), Kiki's Delivery Service (Majo no takkyûbin, 1989), Porco Rosso (Kurenai no buta, 1992) e On Your Mark (1995). Vale notar que Miyazaki continuou escrevendo e desenhando o mangá de Nausicaä durante 12 anos! Ele terminou a série apenas em 1994. 


Em 1996, com o aumento dos investimentos norte-americanos nessa nova onda conhecida como "anime" e "mangá", a Disney viu como o momento perfeito para aproveitar a qualidade e o sucesso que os filmes de Hayao Miyazaki faziam no oriente para garantir os direitos de distribuição dos filmes do diretor. Com isso, foi fechado entre a Disney e o Studio Ghibli o acordo conhecido como Disney-Tokuma que, em resumo, consiste na distribuição mundial em vídeo de todos os longas animados do Estúdio Ghibli, sem falar na distribuição mundial nos cinemas daquele que lançaria o nome de Hayao Miyazaki ao mundo: Princesa Mononoke (Mononoke-hime, 1997). O filme se tornou a maior bilheteira da história do Japão (faturando o equivalente a US$ 150 milhões. O filme levou diversos prêmios no Japão e em outros festivais internacionais. E foi após Mononoke que Hayao Miyazaki anunciou, pela primeira vez, sua aposentadoria. Mas o sucesso o chamou de volta para dirigir A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no kamikakushi, 2001). Agora com um certo nome internacional e com a força da distribuição mundial nas mãos da Disney, o filme faturou mais prêmios internacionais (incluindo o Oscar de melhor longa-metragem animado em 2003) e foi sucesso por onde passou. 



A Filmografia 


Filmes dirigidos por Miyazaki Hayao antes do Estúdio Ghibli: 


Rupan sansei: Kariosutoro no shiro (ルパン三世 カリオストロの城) ) - (em português: O Castelo de Cagliostro), 1979




Kaze no tani no Naushika (風の谷のナウシカ ) - (em português: Nausicaä do Vale do Vento), 1984



Filmes dirigidos por Miyazaki Hayao no Estúdio Ghibli: 




Tenkû no shiro Rapyuta (天空の城ラピュタ ) - (em português: O Castelo no Céu ), 1986




Tonari no Totoro (となりのトトロ) - (em português: Meu Vizinho Totoro ou Meu amigo Totoro), 1988 





Majo no takkyûbin (魔女の宅急便 ) - (em português: Serviço de entregas da Kiki), 1989




Kurenai no buta (紅の豚) - (em português : Porco Rosso: O Porquinho Voador), 1992




On your mark , 1995





Mononoke-hime (もののけ姫) - (em português: Princesa Mononoke), 1997






Sen to Chihiro no kamikakushi (千と千尋の神隠し) - (em português: A Viagem de Chihiro), 2001






Mei to Konekobasu (めいとこねこバス) - (em inglês: Mei and the Kittenbus), 2003






Hoshi wo Katta Hi (星をかった日) - (em inglês: The Day I Harvested a Planet), 2006





Mizugumo Monmon (水グモもんもん) - (em inglês: Water Spider Monmon), 2006






Hauru no ugoku shiro (ハウルの動く城) - (em português: O Castelo Animado ou O Castelo Andante), 2004





Gake no ue no Ponyo (崖の上のポニョ) - (em português: Ponyo à beira-mar ou Ponyo Uma Amizade que Veio do Fundo do Mar), 2008





The Wind Rises (風立ちぬ) - (em português: Vidas ao Vento), 2013



Televisão: 


Mirai Shōnen Konan (未来少年コナン?) - (em português: Conan - O Rapaz do Futuro), 1978

Rupan Sansei (ルパン三世?) - (em português: Lupin III) - (2 episódios: #145, Albatros das asas da morte; #155, Adeus, amado Lupin), 1980

Meitantei Hōmuzu (名探偵ホームズ?) - (em português: Sherlock Hound) - (6 episódios: A Pequena Cliente, O Rapto da Sra. Hudson, O Ruby Azul, O Tesouro do Mar, Aéropostale, O Sumiço do Ouro), 1984


Com o anuncio de The Wind Rises no ano passado veio a notícia da aposentadoria dele,e a possibilidade do fechamento do Studio Ghibli,o que não é a vontade do Hayao,a Ghibli a principio passaria por uma reformulação e seguiria em funcionamento,porém depois de receber recentemente o Oscar Honorário(muito merecido por sinal),ele declarou a triste realidade das coisas: 



“Neste momento, não estamos produzindo novas animações. Eu acho que não vamos mais desenvolver filmes para o cinema, mas não era essa a minha intenção. Tudo o que eu fiz foi anunciar a minha aposentadoria”, declarou. 

Ele ainda afirmou que a continuidade dos trabalhos no Studio Ghibli dependerá dos “esforços” da nova geração que precisará ter “sorte” para fazer filmes. “Se os criadores tiverem a intenção de realizar animações desenhadas à mão, certamente haverá oportunidades para que eles façam isso. As dificuldades serão as questões financeiras, porque acredito que a era do lápis, papel e filme está chegando ao fim”, comentou. 



No momento, Hayo Miyazaki desenvolve um mangá sobre um samurai do século XVI envolvido em batalhas. 



Eu como fã do trabalho dele espero que sua aposentadoria seja temporária,e mesmo que não seja que o Studio Ghibli se mantenha,pois ele representa grande parte do legado desse gênio da animação. 

Em entrevista à Agência Associated Press, Miyazaki declarou sua intenção de continuar trabalhando, não com longas-metragens para o cinema, mas em curtas animados para serem exibidos no Museu Ghibli. “Vou continuar trabalhando em animação até eu morrer”, afirmou. 


E pra encerrar o meu bibibi sobre minha obsessão:





Bom babys eras isso espero que vocês tenham curtido fui o/

Jc Kenji

Nenhum comentário:

Postar um comentário